Experimento Nohda, a tríade mineira no SPFW

Texto: Rafaela Mattera
Fotos: Fernando Schlaepfer

O conceito “Noh” é de berço japonês e representa a união da habilidade, forma e função. Não por coincidência, esse é o nome da holding Nohda, composta pelas marcas mineiras Patbo (Patrícia Bonaldi), Apartamento03 (Luiza Claudio) e Lucas Magalhães (Lucas Magalhães). Essa é a primeira vez na qual as três apresentam suas coleções juntas em um desfile, o Experimento Nohda. O resultado? Uma colaboração plural e interessantíssima, por um sem-número de motivos: roupas, cores, tendências, locação e sinergia do grupo, para citarmos apenas alguns dos pontos-chave.

O desfile teve como cenário o Teatro Oficina, de Zé Celso, local que é referência na cena artística brasileira e onde, há alguns meses atrás, Patrícia apresentou sua coleção com a Converse. No teatro, looks alternando entre produções monocromáticas pretas e brancas cruzaram a passarela, mostrando o que cada designer faz de melhor: a alfaiataria minimal da Apartamento03, os bordados de Patbo e tricôs impecáveis de Lucas Magalhães. Em intervalos estratégicos, em meio ao black n' white, looks nas cores básicas coloriam de forma pontuada o desfile. Para tornar tudo ainda mais interessante, a dupla de looks amarelos era de Lucas, os azuis de Luiz e os vermelhos de Patrícia. 

Além do interessante jogo de cores, as peças de formas oversized, assimétricas e muito elaboradas chamavam atenção pelos detalhes e cortes impecáveis dos tecidos. Outro ponto que merece atenção é a presença de nós em diversas peças, sugerindo e evocando de forma tácita (ou não) as diversas simbologias que esse elemento carrega, como a união e o nó infinito do budismo.

A tríade mineira trouxe o melhor de sua essência para ser reinterpretada a seis mãos, culminando em um desfile que fala não só pelo todo, mas também pelo singular de cada um.