Do hemisfério norte para a ArtRio

Série 'Eternal' | Damien Hirst & Lalique

Série 'Eternal' | Damien Hirst & Lalique

Texto: Rafaela Mattera

Veterana, este é o 2º ano da Other Criteria Galeria, na ArtRio. Com sedes em Londres e Nova York, ela foi fundada pelo artista visual Damien Hirst. Para esta edição do evento, eles trouxeram muitos tesouros, do próprio Damien, como a galeria contou em conversa com a ‘CAUSE

Colorindo as paredes do stand, estavam algumas obras da série ‘Kaleidoscope’, iniciada em 2001 e que possuem como inspiração uma bandeja de chá vitoriana encontrada por Hirst. Além dessa referência, as borboletas nas obras fazem alusão ao simbolismo espiritual do inseto, usado pelos gregos para descrever a Psiquê, a alma e para os cristãos, a imagem de ressurreição.

A figura da borboleta, que fez seu début nas obras do artista em 1989, estava presente também na série ‘Eternal’, em parceria com a tradicional maison dos cristais, a Lalique. Os 3 painéis expostos transmitem o pensamento de Damien e René Lalique acerca da beleza paradoxal das borboletas, que ao mesmo tempo são efêmeras e eternas. Como Damien muito bem define, esse inseto é um “gatilho universal”.

Mickey e Minnie Mouse são personagens recorrentes na arte, revisitados por Roy Lichtenstein e Andy Warhol, por exemplo. A reinterpretação de Damien em glitter e com formas básicas, da icônica série de pontos, sold out,  também estiveram presentes.

Repletos de lúdicas borboletas, em contraposição, também estava sua caveira em impressão lenticular. Assim era o stand da Other Criteria este ano, apenas com obras de seu fundador, diferente do ano passado, que contou com obras de outros artista, como de Eduardo Sarabia.

Obras da série ‘Kaleidoscope’

Obras da série ‘Kaleidoscope’