Liga Cultural: encontro de arte, design e gastronomia

Texto por Rafaela Mattera
Fotos por Carla Vieira

Colab55 + OnzeeOnze

Colab55 + OnzeeOnze

Novos caminhos e formatos nos instigam, assim como as diferentes linguagens artísticas existentes, como a arte, o design e a gastronomia. Assim foi a Liga Cultural, evento que aconteceu na Malha, na semana passada.

Algumas horas antes da palestra com Flávia Brêtas, da Hitsy Design & Estratégia, no horário de almoço, começou o festival gastronômico Chuchu Beleza, que reuniu muitas pessoas ao redor de um bom papo e uma boa experiência para o paladar.

Ao final da tarde, Flávia palestrou sobre identidade visual na construção de marcas com propósito. O fechamento de ideias com o cliente, o foco em tornar uma ideia muito potente graficamente e a busca por um gancho emocional para a marca foram alguns dos muitos temas abordados por ela.

Outro ponto alto da Liga Cultural foi a inauguração da galeria e ateliê pop up da artista Alinet, que depois de 3 anos em Buenos Aires, volta ao Rio de Janeiro. Além de expor suas obras, ela ficará o mês todo criando lá no galpão. Aline, no início de sua trajetória profissional, criava bonecos com retalhos e pintava telas. Decidiu então unir as duas técnicas, uma vez que a tela também é um tecido e pode ser bordado. 

Alinet em sua galeria e ateliê pop up

Alinet em sua galeria e ateliê pop up

Em conversa exclusiva para a 'CAUSE MAGAZINE, Aline contou que borda sem regra ou receita, borda como se estivesse desenhando com tecido. Suas obras coloridas, com estampas, muita informação e um jogo de texturas interessantíssimo são feitas da forma mais sustentável possível: ela reaproveita tecidos antigos, guarda todos os retalhos, compra roupas de brechó; suas tintas, telas e molduras são compradas em produtores menores, para estimular o comércio local. Em relação à suas referências, Aline disse que estava um período extenso sem pintar, até ver fotos de tribos do sul da Etiópia, nas quais as mulheres fazem pinturas e usam flores como adornos. Ao ver aquelas imagens, ela refrescou seus ânimos. Além da Etiópia e Quênia, Aline pesquisa muito sobre a Índia e Indonésia também. A artista gosta de imaginar como essas diferentes culturas fossem unidas, criando assim uma "Utopia Interétnica", que é o nome de sua exposição.

Colab55 + OnzeeOnze

Colab55 + OnzeeOnze

A Colab55 e a OnzeeOnze se uniram e criaram um espaço para exibir obras de artistas independentes.

Da gastronomia, passando pelo design e indo até a arte, a Liga Cultural reuniu interessados por esses e muitos outros temas, foi um encontro múltiplo.