Cotton Project resgata os anos 90 no aniversário de 21 anos da SPFW

Texto: Roberta Graham / Fotos: Vitor Vieira

Rafael Varandas

Quem gosta de moda e viveu os anos 90 encontrou sua turma no desfile da Cotton Project. 

A marca de Rafael Varandas trabalha com peças básicas e tecidos simples e, ainda assim, poderia o ser o figurino de um video clipe do Pet Shop Boys. 

A coleção apresenta duas gangues de tribos rivais de surfe, uma mais light, que abre o desfile com tons de nude, mostrada, camelos e azuis, e uma mais rebelde - trazendo muitos looks com preto. Um dos destaques foram os maiôs, feitos em parecia com a marca de beachwear Haight. Esta, na verdade, foi a única peça feminina apresentada na passarela. A marca, que pode ser considerada gender fluid mas explica pensar em formas masculinas na hora de criar suas roupas, trouxe modelos femininas vestindo as peças dos meninos. 

Há alguns meses, Rafael declarou seu receio em transportar a marca, essencialmente focada numa moda cotidiana, para a SPFW. Para solucionar o desafio, ele disse pensar em sua apresentação como um filme e, a partir daí, contar sua história. Percebemos que o objetivo foi alcançado quando este filme poderia ter sido dirigido por Kevin Smith.