Martu comemora dez anos de marca com estréia nas passarelas

Texto: Roberta Graham / Fotos: Lou Gomes

A Martu apresentou hoje, na estréia do Rio Moda Rio, seu primeiro desfile em dez anos de existência. Trazendo uma pegada mais alternativa, a coleção de roupas de festa ganhou ares de juventude e expandiu seu olhar para novas referências. A estilista Marta Macedo admitiu a tensão que envolve o début nas passarelas: 

“Confesso que ontem, quando acabamos de editar os últimos looks, fiquei mais aliviada porque chegamos num lugar que foi um desafio alcançado. A coleção está redonda, traz uma inovação para a marca - que é importante do ponto de vista do processo criativo - e traz uma pegada mais rocker para a roupa de noite.” 

Ela diz ter se inspirado na liberdade na hora de criar os looks do desfile, apesar de ser uma empresária com forte veia comercial. Seu negócio foi crescendo passo a passo ao longo da última década e o desfile foi o momento de reunir o aprendizado trazido pelos anos, usando uma linguagem acessível que permite um pouco menos de preocupação em ser facilmente compreendida. 

Dudu Bertholini, que assinou o styling do desfile, afirmou que o objetivo buscado pela equipe foi o de fazer um contraponto ao glamour natural das roupas da Martu, que possuem incrível preciosismo artesanal. 

“O trabalho da Marta já tem uma elegância mais relaxada, mais desabada, casual, carioca. Para traduzir esse tipo de glamour para a passarela, a gente deu um toque punk e ao mesmo tempo relaxado. Moletons cortados, calças bordadas, um casting super jovem, sandálias de fetiche.”

O desfile também inovou ao mostrar os looks em três passarelas simultâneas, que Dudu batizou de “formigueiro de modelos”. Seguindo o conceito de see now, buy now, a Martu vai abrir as portas amanhã com festa e os modelos do desfile já estarão disponíveis. 

“Está tudo pronto, é só comprar! A exceção são peças únicas que, se solicitadas em outros tamanhos, levam de 30 a 60 dias para ficarem prontas. Já é uma logística da empresa, até para garantir a exclusividade que é importante para a nossa cliente.”