Kitecoat veste velejadores com a memória de suas pipas

Por Roberta Graham
Fotos: Thaysa Paulo

Uma pipa de kitesurf tem um ciclo de vida na natureza de, em média, 300 anos. Um velejador sortudo consegue mantê-la em uso por cerca de 300 horas. Porém, basta um golpe de infelicidade para que ela se rasgue em 30 minutos. Foi observando este padrão de desperdício de bons materiais que os sócios Alexandre Rezende e Paula Lagrotta decidiram voltar seus olhares para o reaproveitamento de pipas antigas. O próximo passo depois de recolhê-las foi decidir o que fazer com elas e, após pesquisar as tendências mais recentes, concluíram que um wearable - uma peça feita para ser vestida - seria o melhor caminho. 

Assim surgiram as kitecoats, jaquetas feitas inteiramente com material de velhas pipas recicladas. Apenas uma delas rende matéria prima para mais de uma peça. A primeira jaqueta que sai de um kite é a que carrega consigo a maior identidade esportiva. No entanto, compradores começaram a se interessar também pelo segundo recorte, mais descontraído e com elementos de moda. 

Os maiores consumidores das kitecoats ainda são os velejadores e, por este motivo, a maior parte das vendas ainda é feita sob encomenda. O processo é quase artesanal. Começa com a chegada de um kite usado que vai ser transformado por uma equipe de designers, modelistas e costureiras e termina com a peça confeccionada. O valor afetivo fica por conta de todos os momentos divididos entre o atleta e a pipa. 

O modelo 001 das Kitecoats, segundo Alexandre, foi levado para o Hawai para ser dado de presente ao dono da marca de pipas Cabrinhas, Pete Cabrinha, que curtiu tanto o presente que postou a jaqueta em suas redes sociais. A empresa, que ainda dá seus primeiros passos mas não tem competidores no mercado, já pensa em alternativas sustentáveis para crescer seu negócio num futuro próximo. Uma delas é colocar tags nas pipas, em parceria com os fabricantes, para que toda a historia daquela peça possa ser mapeada, traçando quase que um DNA de sua existência. 

As kite coats custam, em média, 700 reais mas quem levar sua própria pipa usada recebe 200 reais de desconto. A Kitecoats pode ser encontrada no Facebook no endereço https://www.facebook.com/yourkitecoat/