Olhares sobre o Rio de Janeiro.

Por Rafaela Mattera

Dos primeiros processos fotográficos realizados no Rio de Janeiro, em 1840, com os daguerreótipos aos smartphones de 2016, a relação da nossa Cidade Maravilhosa com a fotografia já originou uma série de imagens belíssimas, que além de encherem os olhos, documentam. Desse encontro nasceu a exposição ‘CenáRios’, na qual 11 fotógrafos – de formação ou de coração – retratam seus olhares sobre o Rio de Janeiro.

As 66 fotos que compõem o projeto – algumas registradas pela câmera do celular – através de ângulos e recortes singulares, contam a história de tantos cenários cariocas, tantos olhares dessa cidade tão plural, caótica e surpreendente.

A exposição passeou por diversos shoppings e agora está em cartaz no Boulevard Rio Shopping (a entrada é gratuita). As fotografias do Rio de Janeiro irão te inspirar, pois como bem disse Joaquim Manuel de Macedo em suas crônicas: “Eu estou convencido de que se poderia bem viajar meses inteiros pela cidade do Rio, achando-se todos os dias alimento agradável para o espírito e coração”.