CENTRO-BR : O NOVO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO CRIATIVO NO BRASIL

Fotografia por Lucas Affonso

 

O Rio de Janeiro acaba de ganhar um espaço inovador que une educação, design e entretenimento. Afim de oferecer uma experiência estética 360º, o Centro-br (Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário - Centro-br ), é uma instituição de ensino multidisciplinar, sem fins lucrativos, de atuação nacional, comunitária e inclusiva, para o desenvolvimento transversal de estudos em design de vestuário.

Inaugurado no início de setembro, o Centro-br está localizado na região portuária do Rio de Janeiro. A infraestrutura do espaço conta com salas de aula, biblioteca, confecção, um restaurante vegano e a loja de tecidos da Texprima, atual patrocinadora do projeto.

O Centro-br inicia suas atividades a todo vapor e, a partir de então, contará com palestras, oficinas, cursos e workshops, além de uma residência criativa, a Órbita, voltada para jovens criadores da área de moda. Os cursos e a residência contam com nomes de peso em seu corpo docente, como a estilista Petra Metzger, que lecionou durante anos na Central Saint Martins, referência em design de moda no mundo.

O projeto é resultado da parceria entre Olivia Merquior (diretora da empresa de curadoria de informação Dacri Deviati), Cristiane Pinheiro e Leticia Dantas (sócias do Coletivo Éden).

Em sua inauguração, o Centro-br recebeu a estilista Siberiana Jahnkoy, uma das oito finalistas do prêmio LVMH para novos talentos em 2017. Ela, ministrou um workshop aberto ao público, onde falou de seu processo criativo.

Os leitores 'CAUSE MAGAZINE, têm 10 % de desconto sobre o valor dos cursos. Para informações e inscrições nas atividades oferecidas, acesse o site, centro-br.design.

O Centro-br  está  localizado na rua Sacadura Cabral, n 109, Saúde - Rio de Janeiro .