Acessibilidade Artsy - EYE TO EAR

Uma ferramenta para necessidades especiais, tornando-se um meio contemporâneo.

por Verena Bloechl & Katharina Goetzendorfer

eye-to-ear-in-use.jpg

Quando nós, Verena e Katharina, estudávamos design gráfico e publicidade na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, na Áustria, estávamos cercadAs por um mundo de imagens. Como lidamos diariamente com soluções gráficas, confiamos mais no nosso sentido visual e o consideramos garantido.

Um dia, percebemos que, para muitas pessoas, o mundo existe sem qualquer contribuição visual. Consequentemente, elas não são capazes de experimentar nossa impressionante herança cultural.

O impulso inicial para nosso projeto de longo prazo, o aplicativo de arte “Eye to Ear”, foi a simples pergunta “Como as pessoas com deficiência visual lidam com nosso mundo de imagens pesadas?”, e mais especificamente “O que é design e o que é arte visual para eles, se não houver senso de visão?”.

Até agora, sabemos que pessoas cegas vivem em um mundo colorido. Após meses de conversas com pessoas de diferentes idades, origens e interesses, todos vivendo com deficiências visuais, descobrimos que nossos parceiros entrevistados experimentam um mundo versátil e criativo. Nascidos com ele - ou afetados pelas condições dos olhos em uma idade mais avançada - o mundo visual, até mesmo as artes plásticas, é algo fascinante e intrigante para eles.

Graças às tecnologias modernas, gerenciar a vida cotidiana com baixa visão ou sem visão está se tornando mais fácil. É incrível como as pessoas cegas lidam com seus aparelhos acessíveis com super velocidade e destreza. Isso permite que eles administrem suas vidas diárias como pessoas com visão. Nos perguntamos como a tecnologia moderna pode ser usada para tornar o mundo das artes visuais acessível.

eye-to-ear-overview.jpg

Em nossa opinião, métodos convencionais, como ferramentas táteis, não conseguem transmitir uma impressão geral de uma obra de arte, apenas substitutos hápticos. Por isso, decidimos criar uma ferramenta que permita uma experiência de arte multissensorial baseada em descrições verbais e som.

Nosso aplicativo traduz obras de arte em desenhos de som, com base nas qualidades visuais, composição e impressões gerais. Essas paisagens sonoras podem ser exploradas acusticamente ao percorrer as zonas individuais da obra de arte. Descrições de imagens narradas - acionadas por diferentes gestos do dedo - permitem que o usuário mergulhe mais fundo nos detalhes e no plano de fundo do artista.

Graças à compatibilidade do aplicativo com um dispositivo comum, sua sofisticada interface do usuário, além do design de som e devido ao seu caráter lúdico, o "Eye to Ear" é um aplicativo para iPad fácil de usar, que agrada a um público amplo.

Usar a tecnologia de hoje é um caminho promissor, entre muitos esforços, para permitir a participação em campos culturais ou sociais. Não se trata de usar a tecnologia por causa disso. Trata-se de identificar possibilidades e transformá-las em novos métodos baseados em insights e no que aprendemos com as pessoas.

Eye to Ear, em alemão, está disponível para download na Apple App Store. Em cooperação com NOUS. Mais sobre o projeto: eyetoear.com

eye-to-ear-soundimage.jpg

Autoras: Verena Bloechl, Katharina Goetzendorfer (katharinaanna.com), ambas designers de Viena, Áustria.