TERCEIRA EDIÇÃO DO DUBAI DESIGN WEEK TEVE RECORD DE PÚBLICO

Por Valéria Bravo Maynard 

O Dubai Design Week (DXBDW) é considerado a mola propulsora para o crescimento do cenário regional de design no Oriente Médio e Ásia, unindo anualmente as comunidades local e internacional no d3, além de movimentar toda a cidade com vários eventos e ações. O evento atraiu um público recorde de 60 mil pessoas, um aumento de 50% em relação ao ano passado. A extensa programação contou com mais de 200 atividades, entre exibições, feiras, instalações, talkshows e workshops, que transformaram Dubai na capital do design durante os seis dias de evento realizado no último mês. O DXBDW abrangeu múltiplas disciplinas, desde design gráfico e de produto até arquitetura e design industrial. Ao todo mais de 550 designers apresentaram suas ideias inovadoras. 

Escolhas da ‘CAUSE: 

Abwab – Um pavilhão que é uma verdadeira instalação de arte. Montado no centro do d3, foi desenhado pelo Fahed + Architects, com sede em Dubai, usando estruturas aparentes de colchões de mola recuperados. Abwab significa portas em árabe e o espaço apresentou aos visitantes uma visão única sobre técnicas, materiais e artesanato através de 47 projetos selecionados, oriundos de 15 países. 

 

Prologue – É uma escultura circular, medindo quatro metros de diâmetro, assinada pelo consagrado duo de design avant-garde britânico, Fredrikson Stallard. Oito mil gotas de cristal Swarovski, emolduradas por uma estrutura de aço, foram usadas. A obra reflete luz, imitando um sol dourado, e o círculo representa também novos começos e renascimento. 

Aidan- An Invisible City - O que retorna, em tradução para o árabe, é uma instalação composta por 50 balões pretos, 500 metros de cordas pretas e 50 tijolos de espuma, espalhados numa espécie de canteiro cheio de areia. Uma paisagem flutuante, que pertence e dialoga com o deserto, a origem de tudo. Obra assinada pelo duo britânico Boano Prišmontas, em parceria com o arquiteto e artista lituano, radicado no Kuwait, Ricardas Blazukas. 

Silent Call – Uma colaboração entre a empresa tcheca de iluminação, Lasvit, e o artista dos emirados, Khalid Shafar. Uma escultura, que une luz e movimento, e marca a simbiose entre arte e religião. A estrutura reproduz réplicas estilizadas das cúpulas de cinco icônicas mesquitas localizadas em cinco países: EAU, Rússia, Malásia, Dinamarca e Alemanha. Silent Call pode ser programada para indicar os horários das preces no mundo islâmico. Seria a versão silenciosa e colorida dos cânticos entoados nas mesquitas, chamando os fiéis para as orações. A obra pode também ser adaptada para diferentes funções em outras culturas. 

Downtown Design- Na sua 50º edição, a maior feira de negócios em design do Oriente Médio, teve mais de 150 expositores de 28 países, exibindo mais de 90 marcas de luxo, nacionais e internacionais. O dobro do que foi apresentado na edição passada. A mostra abrangeu uma grande variedade de categorias de produtos, incluindo móveis, iluminação, banheiros, cozinhas, têxteis e acessórios.